top of page

Alice: Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Gato: Isso depende muito de para onde queres ir.
Alice: Preocupa-me pouco aonde ir.
Gato: Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas.

 O texto acima é parte do diálogo entre Alice e o Gato no livro Alice no País das Maravilhas. O ensinamento que este diálogo nos traz é conhecido e muito comentado em todos os processos de Coaching: “Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve.”

Definir o que se quer faz parte do processo de autoconhecimento que o Coaching promove. Se você não tem um caminho definido, dificilmente se compromete com qualquer objetivo seja na esfera pessoal ou profissional e esta falta de objetivo faz você buscar respostas em perguntas que não consegue completar tipo “Eu deveria ter ...” ; “Eu poderia ser ...; “Por que eu não ...; “E se ...”

Para saber aonde você quer ir, que tal começar por reconhecer onde você está? Praticar a gratidão ajuda neste reconhecimento. Olhar o mundo com gratidão faz você perceber o que é importante e faz você ver cada dia como um presente. Ser grato às pessoas que fazem parte de nossa vida, ser grato por nossas conquistas, valorizar a nossa história valoriza quem somos. Algumas pessoas investem tempo e energia tentando ser alguém que não é na busca de status, reconhecimento ou aceitação; entenda que investir energia tentando ser a pessoa que você gostaria de ser é desvalorizar a pessoa que você é e é justamente isto que gera aquela sensação de inadequação.

Se você deseja obter sucesso, seja em na vida pessoal ou na vida profissional, você precisa definir seus objetivos (saber para onde vai). Sabendo-se o que se quer e para onde se quer ir; fica mais fácil comprometer-se com o objetivo. Você pode estar pensando “Isso é tudo muito bonito na teoria, eu já não tenho mais tempo para isto.” Não caia nesta armadilha! Este é o discurso do seu sabotador interno, aquela voz que surge dentro da cabeça e te coloca para baixo, que ganha força sempre que você deixa de acreditar em você. Ir em busca do que se quer não tem nada a ver com o tempo e sim com o amadurecimento.

Para alcançar um objetivo você precisa traçar uma estratégia, um caminho. Quanto melhor definido o caminho a ser percorrido, mais chances você tem de alcançar seu objetivo. Para ajudar você a definir seu objetivo seguem as dicas do Coach:

1) O seu objetivo precisa ser bem definido. Não adianta defini-lo dizendo “Quero ser bem sucedido”, “Quero ser feliz!” ou “Quero ser rico”. Estes objetivos são muito vagos e subjetivos, os conceitos de bem sucedido, feliz, rico variam de pessoa para pessoa. Seu objetivo precisa ser claro e específico: “Quero perder 3 Kg”, “Quero estar em Paris em 25 de dezembro de 2016”, “Quero que minha equipe aumente o número de vendas em 50%”, “Quero ser promovido para o cargo tal”, “Quero falar francês”. 

2) Seu objetivo precisa ser mensurável. Isso permite que você possa verificar o quanto já progrediu e o quanto falta para alcançar seu objetivo. Deve ser passível de ser analisado em termos de datas, valores ou volumes. Por exemplo: “Quero perder 3 Kg”, “Quero estar em Paris em 25 de dezembro de 2016”, “Quero que minha equipe aumente o número de vendas em 50%”.

3) O objetivo precisa ser alcançável. Não adianta sonhar alto demais e estipular uma meta maior do que a sua capacidade; estabeleça metas dentro de um cenário possível. Dependendo do objetivo que você tenha, talvez você precise dividi-lo em etapas para que fique mais fácil de ser alcançado; tenha isto em mente quando estabelecer suas metas. Metas muito fáceis ou metas muito difíceis influenciam negativamente na motivação e consequentemente no comprometimento.

4) Seu objetivo precisa ser relevante, precisa fazer sentido para você e não para os outros. Seu objetivo realmente é importante para você? Qual o grau de importância que ele tem para você? O que você ganhará se alcança-lo? Você só se compromete com metas e objetivos que realmente considera importantes.

5) Estabeleça prazos definidos para o cumprimento de cada etapa. “Quero perder 3 Kg nas próximas 2 semanas”, “Quero aumentar a produtividade em 100% nos próximos 6 meses”. Quando não se tem a ideia de tempo o objetivo perde a importância.

Pronto. Você agora já pode definir seus objetivos de maneira objetiva, clara e inteligente.

Aplique no seu dia-a-dia e veja crescer o seu comprometimento com a sua felicidade.

bottom of page