top of page

Fazer Coaching ou Terapia? Qual é a diferença?

 

Apesar de existirem semelhanças como o fato de ambos promoverem um processo de mudança interior que gera melhora na qualidade de vida, o Coaching e a Terapia são abordagens diferentes.

 

Indo direto ao ponto: Coaching é um método para alcançar resultados e terapia é tratamento para problemas psicológicos ou emocionais.

 

Mesmo não sendo terapia, o Coaching evidencia-se extremamente terapêutico pois promove o autoconhecimento quando faz o coachee falar de si mesmo através do método das perguntas poderosas que é a base do processo de Coaching. Além disso existem ferramentas do Coaching que fazem o coachee observar sua trajetória de vida, descobrir e ordenar seus valores e sua missão de vida. Porém por ser um método para alcançar resultados, o foco do Coaching não é o passado; ele tem foco no futuro. Precisa de uma meta mensurável a ser atingida, caso contrário não é Coaching. Emagrecer, deixar de fumar, mudar de carreira, ter assertividade no relacionamento, desenvolver habilidade em outro idioma, a compra de um bem, são exemplos de processos de Coaching.

 

Diferente da psicoterapia, o Coaching não trata problemas psicológicos ou mentais. É um processo no qual o coachee planeja seu futuro e descobre soluções para situações presentes que atrasam ou atrapalham a alcançar algo desejado.

 

A psicoterapia é um processo que visa o tratamento de traumas, complexos e demais ocorrências que têm raízes no passado. Seu foco são as psicopatologias, transtornos mentais, vícios, compulsões e fobias.

 

O limite de atuação destas duas práticas é bem tênue e cabe aos profissionais de ambos os lados adotarem uma postura ética, usar da sinceridade e da sensibilidade para perceberem quando estão diante de um cliente que deveria estar sendo atendido por um Coach ou por um Terapeuta. Uma dica muito eficaz para detectar a diferença é ter em mente que para o processo de Coaching não é necessário existir um problema para ser trabalhado. Tudo o que o Coaching precisa é que o coachee tenha um objetivo mensurável enquanto na psicoterapia é preciso que exista um problema de ordem psicológica e será esse problema que será trabalhado visando o bem estar do cliente.

 

Algumas pessoas divulgam o Coaching como um tipo de psicoterapia. A falta de informação aliada à publicidade enganosa de profissionais que aliam ferramentas de Coaching a noções de inteligência emocional e programação neurolinguística prometendo substituir um psicoterapeuta fazem com que existam informações erradas sobre os dois processos.

 

Existem profissionais que possuem as duas formações; a de Coach e a de Terapeuta. Entretanto, mesmo sendo um coach e psicoterapeuta o profissional deve utilizar as duas metodologias de forma diferenciada de acordo com o que cada caso requer. Desconfie de coaches que prometem curar fobias e traumas de infância; o maior prejudicado pode ser você se o profissional não tiver habilidade e competência para lidar com este material.

 

Coaching não substitui a Terapia, mas pode ser um caminho para se chegar até ela ou pode funcionar como um processo complementar. Agora que você já tem uma visão mais clara a respeito da diferença entre os processos de Coaching e Psicoterapia pode fazer a escolha do método adequado à sua necessidade.

bottom of page