top of page

Olá pessoal!

Dia 1º de maio é o Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia internacional dos Trabalhadores. A data é comemorada anualmente em vários países. Quero aproveitar para falar sobre o estresse no ambiente de trabalho e o quanto é importante buscarmos encontrar (ou pelo menos levar) prazer para o ambiente de trabalho.

É fato que o ambiente corporativo exige muito de cada um de nós. Relatórios para entregar, e-mails que lotam a caixa de entrada, competição, pressão, prazos para cumprir, telefone tocando, pessoas para lidar, mau humor do chefe, reuniões de última hora e equipamentos que não funcionam, podem fazer qualquer um perder a calma e fazem parte do cotidiano de qualquer profissional.

Quem nunca disse referindo-se ao trabalho que executa: “Estou estressado!” que atire a primeira pedra! O estresse torna-se perigoso a partir do momento em que começa a afetar sua saúde, seus relacionamentos e a diminuir sua produtividade.

Este tema é muito tão sério. A concordância geral é que o estresse não pode ser visto como algo normal no sentido de que deva ser  tratado com banalidade e que basta um mês de férias ou um final de semana prolongado para recarregar as energias. Uma pessoa que esteja passando por estresse excessivo no trabalho acaba tendo afetado não só seu rendimento profissional, mas também seus relacionamentos pessoais, sua saúde e sua qualidade de vida. Os sintomas mais comuns do estresse são: cansaço constante, insônia ou sono excessivo, tensão e dor muscular, alterações de apetite, oscilação de humor, dificuldade de atenção e de concentração, hipertensão, alterações no sistema imunológico, gastrite, problemas de pele e vários outros problemas de saúde.

As causas geradoras de estresse no trabalho mais comuns são o acúmulo e o excesso de tarefas, conflitos com membros da equipe ou até dificuldade para conciliar vida pessoal com profissional. Vale a pena lembrar, que por vezes chamamos de estresse no trabalho uma insatisfação pessoal que não conseguimos detectar ou encarar e acabamos canalizando para o trabalho um sentimento de inadequação que na verdade tem origem na vida pessoal e não na profissional. Por isto antes de culpar o trabalho, vale a pena parar e analisar profundamente suas metas e conquistas pessoais, seus valores e verificar se realmente a causa de sua insatisfação está no trabalho.

O processo de Coaching tem dicas bem eficazes que ajudam a diminuir o estresse no trabalho. Quer experimentar?

Organização de Tarefas (ou para quem preferir: Administração do tempo)

A falta de organização das tarefas é uma fonte muito comum de estresse. Existem pessoas que ficam sobrecarregadas porque não estabelecem um cronograma ou mesmo não conseguem dividir suas tarefas por prioridades. Lembre-se de que quando tudo é urgente nada é importante. É necessário que você crie um cronograma que lhe permita cumprir tudo o que precisa em um prazo bom; tanto para você quanto para a empresa. Um dia de trabalho bem planejado é indicativo de que você está prestes a colher bons resultados no final de sua jornada.

Estabelecer prioridades

Como citado acima, para diminuir a chance de problemas durante a execução e com o vencimento dos prazos de suas tarefas faça uma lista das suas prioridades, por exemplo, sinalizando ostensivamente os projetos com prazos de entrega menores ou que necessitem de maior atenção do que os outros.

Ter consciência de próprio limite

Quando tudo é prioritário, a prioridade deixa de existir.  Se a sua carga de trabalho está muito maior do que você pode realizar, é hora de informar seu superior, de pedir ajuda e de delegar. A distribuição justa de tarefas não sobrecarrega ninguém.

 

Evitar distrações

A famosa procrastinação é um hábito que prejudica tanto o âmbito profissional como o pessoal. Tenha sempre em mente que você tem um tempo determinado para cada atividade e que posterga-las ou parar no meio da tarefa para ver uma notícia na internet, conferir o preço daquele produto que deseja comprar ou responder aquela mensagem engraçada que um amigo enviou, irá quebrar toda a sua linha de raciocínio. Ao fazer isto por mais “rapidinho” que seja, você leva mais tempo para realizar algo que é, de fato, mais importante.

Busque ter um bom relacionamento com seus colegas de empresa

É natural encontrarmos divergências de opiniões no ambiente de trabalho. Saber lidar com as diferenças e com a possíveis limitações do outro ajuda a melhorar o ambiente da empresa. Evite entrar em discussões desnecessárias e caso tenha algum desentendimento com alguém, busque resolver com a pessoa da maneira mais amigável possível. Ao criar laços sadios e demonstrar respeito por todos, você ajudará a manter um clima mais leve na empresa.

Avalie sua situação na empresa que trabalha

Você acha que trabalha muito e ganha pouco? Seu chefe e você não se entendem? Os benefícios dados pela empresa não são suficientes? Você não tem perspectiva de crescimento em sua empresa? Você não tem os recursos básicos para realizar seu trabalho com qualidade? Você não está feliz no cargo que ocupa? Se a resposta for afirmativa para alguma dessas questões, então você precisará fazer uma avaliação se realmente vale a pena continuar onde está.

E finalmente: Ter tempo para seus assuntos pessoais

Dedicar-se ao trabalho é importante, mas não deixe de lado sua vida pessoal. Procure fazer as coisas que gosta nos momentos de lazer e quando estiver com seus amigos e familiares faça de tudo para que seja um momento e um tempo de qualidade.

 

Bom feriado de 1º de maio a todos!

bottom of page