top of page

Você tem a sensação de que sua vida está sem sentido, mas não sabe o que fazer para dar sentido à sua vida?

 

Conseguiu o diploma da faculdade, casou, teve filhos, descasou, não casou, mudou de emprego e a vida continua sem sentido?

 

Talvez você não esteja satisfazendo a sua missão de vida. Você sabe qual é a sua missão neste mundo?

 

Independente do caráter religioso que esta pergunta possa despertar, não é este o sentido da minha pergunta. Independente de ter ou não ter uma religião, todos nós temos uma missão a cumprir e a vida só faz sentido quando estamos alinhados com ela.

 

A missão de vida é aquilo que precisamos fazer para nos sentirmos realizados como seres humanos. É aquilo que nos diferencia das demais pessoas e que ao realiza-lo nos sentimos completos e felizes.

 

 Tente responder as perguntas abaixo:

- Qual é a coisa mais importante na minha vida?

- O que é que eu mais amo fazer (mais do que qualquer outra coisa)?

- Se o dinheiro, o tempo ou as responsabilidades atuais não fossem um empecilho, o que eu gostaria de fazer com a minha vida, mais do que qualquer outra coisa no mundo?

- Se eu tivesse apenas seis meses de vida, o que é que eu gostaria de realizar?

- Se eu morresse hoje, o que minha família escreveria na minha lápide? E meus amigos, o que escreveriam?

- Qual foi o maior desafio que eu venci até agora na minha vida? Eu poderia ajudar outras pessoas a superar esse mesmo desafio?

- Qual o desafio que eu mais gostaria de superar e depois ajudar os outros a fazer o mesmo?

- Quem são as pessoas que eu admiro?

- Por que eu admiro essas pessoas?

- Quais as qualidades e competências que possuo e das quais me orgulho?

- O que é que eu já fiz na vida do qual me sinto orgulhoso?

- Quais as atividades que faço que me dão mais prazer?

- O que é que eu ainda quero aprender?

 

Estas são algumas perguntas que podem auxiliar a definir ou encontrar nossa missão. Estas perguntas nos fazem pensar em nossos valores e talentos. Cada pessoa tem sua missão e não existe missão melhor ou mais importante do que a outra, cada pessoa tem sua missão baseada nos seus valores e são os valores que nos fazem tomar decisões e fazer escolhas.

 

Tendemos a confundir missão com carreira profissional. Carreira profissional não é missão de vida, pois a missão vai além da carreira profissional. A carreira profissional é um mais um meio para viver a missão de vida, mas a missão permeia todas as áreas da vida. A missão de vida é vivenciada na jornada da carreira profissional, pode ser frustrante alcançar sucesso profissional e descobrir que se poderia ter contribuído de maneira mais significativa na vida das pessoas com as quais encontramos durante esta jornada. Nossa missão é como uma bússola, um GPS que pode nos direcionar ao caminho que vamos trilhar alinhados com todas as outras áreas da vida.

 

Quando reconhecemos nossos talentos, encontramos nosso propósito de vida. Ao encontrarmos nosso propósito de vida ele pode tornar-se nossa profissão ou podemos incorporá-lo à profissão que já temos e com isto realizar aquilo que todos gostariam de fazer: Viver fazendo aquilo que realmente nos dá prazer e ser bem sucedido.

 

Descobrir a missão de vida é um questionamento feito por aqueles que desejam fazer diferença na vida das pessoas influenciando-as positivamente. Talvez você já tenha, com a ajuda deste post, começado a identificar coisas importantes para você e que precisam ser realizadas ou procuradas e que darão sentido à sua existência. Que tal não esperar mais para começar a fazer a diferença desde já?

bottom of page