top of page

O que faz uma relação ser duradoura?

 

Para falar a verdade acho que a pergunta que melhor se encaixa para o título deste post é O que faz uma relação ser saudável?

 

Uma relação pode ser duradoura e ser doentia; qual a vantagem disto?

 

Relacionamentos têm momentos de crise; isto é um fato. Mas quando os momentos de crise se tornam rotina é sinal de que algo precisa ser feito e nem sempre a separação é a solução. Não existem soluções mágicas e tampouco receitas de relacionamentos saudáveis. Cada pessoa é única, cada casal tem sua própria dinâmica e o Coaching me ensinou que ser aquela pessoa que impõe ideias sem abrir espaço para o outro não reflete necessariamente uma personalidade forte, podendo ser uma tentativa de mascarar a insegurança, assim como falar o que vem à mente alegando ter um compromisso com a verdade, não é atestado de maturidade podendo simplesmente demonstrar falta de autocontrole.

 

Em um relacionamento maduro as pessoas se protegem, pedem desculpas sem medo e antes de apontarem os defeitos do parceiro olham para si para observar se não compartilham os mesmos defeitos. Relacionamentos maduros podem ser comparados a uma via de mão dupla onde observamos o vaivém de ações assertivas como apoio, elogio, generosidade, reconhecimento de erros, investimento em sonhos, diálogo e tranquilidade.

 

Abaixo as cinco dicas de hoje que o Coach de Relacionamentos traz para você:

 

1 - Não avalie o parceiro apenas pelos erros: Em momentos de crise tendemos a ver no outro apenas seus erros e defeitos e nos esquecemos que ele também tem acertos e qualidades. Reconhecer e valorizar o que é positivo no outro pode contribuir na construção de relacionamentos saudáveis.

 

2 – Cuidado ao criticar: É importante embasar a crítica em fatos reais e comprováveis. A famosa frase “Você sempre faz isto” sem dizer o que é isto e quando o isto ocorreu é um tiro no pé de qualquer relacionamento. Outro ponto a ressaltar é que toda crítica é melhor recebida quando precedida de um elogio ou reconhecimento. Dica importantíssima: Elogie em público e critique no particular, pois a pessoa criticada pode sentir-se exposta, o que não abre caminho para o entendimento e pode gerar mágoa sem gerar aprendizado.

 

3 - Reconheça seus erros: Quem só enxerga os defeitos do outro e não enxerga os próprios defeitos demonstra imaturidade emocional. Pessoas que reconhecem os próprios erros constroem relacionamentos sadios.

 

4 - Seja empático: Colocar-se no lugar do outro e preocupar-se com seus interesses e necessidades gera reciprocidade e é uma das características da inteligência emocional.

 

5 - Elogie: Com o tempo perdemos a capacidade de elogiar nosso parceiro, seja pelo acúmulo de mágoas ou por acreditar que não é necessário. As pessoas, incluindo você, adoram ser elogiadas. Mas atenção: seja sincero em seu elogio, não é só jogar confete e tampouco rasgar seda; é reconhecer o que a pessoa tem e faz de bom e ser grato por isto.

bottom of page