top of page

Hoje quero falar com você sobre hábitos que “queimam o filme” e também sobre hábitos que talvez você tenha receio de cultivar e “ficar com o filme queimado”, mas que podem na verdade ser um diferencial positivo em suas atitudes pessoais e profissionais.

 

De brinde começo com uma dica extra: Incorpore em sua rotina o hábito de viver o aqui e o agora, pois agora é o único momento da vida em que temos poder para fazer algo por nós. Não adianta se apegar ao passado e não resolve adiantar o futuro; faça uma coisa de cada vez vivendo o momento presente. Tudo que você precisa está com você aqui e agora, portanto viva o agora. Entenda com as dicas abaixo o que isto significa.

 

Conferir o celular enquanto conversa com alguém.

Quem nunca fez isto? Todo mundo já fez pelo menos uma vez. Sabe aquele jeito desligado (ou mesmo descarado) de responder uma mensagem pelo celular enquanto conversa com alguém e nem ao menos pedimos desculpas pela falta de atenção?

Valorize sua imagem sendo alguém que valoriza os outros. Faça com que a pessoa que está com você se sinta (e seja) a pessoa mais importante do mundo; isto vai ajudar a fazer com que suas conversas sejam mais objetivas e produtivas economizando o seu tempo e o dos outros.

Ao conversar com alguém, pare de ficar olhando e mexendo no seu telefone, pois você não percebe que não está prestando atenção, mas as outras pessoas percebem.

 

Multitarefas durante uma reunião ...  menos estar na reunião.

Mais uma vez é hora de dar atenção às pessoas e não ao celular. Viva o aqui e o agora!

Se quiser se destacar positivamente na empresa e na reunião, a maneira inteligente de se comportar é ser a pessoa que mais presta atenção. Se você parar de fazer coisas que podem esperar e começar a prestar atenção à reunião, irá se surpreender como pode aprender e contribuir com as pessoas e com a empresa. É uma questão de posicionamento, se o assunto do celular é mais importante que o da reunião; vá resolver o assunto mais importante e delegue alguém para comparecer à reunião, mas reconheça que somente valorizando o que realmente é importante é que caminhamos em direção aos resultados esperados.

 

Fazer tudo ao mesmo tempo.

Opte por fazer coisas com o mínimo de interrupções ou você acaba não as fazendo ou fazendo com erros. O whatsapp, e-mails, SMS e demais notificações chegam a qualquer momento, mas você não precisa saber ou estar presente no exato momento em que elas chegam.

Concentre-se no que está fazendo, pois o que não estiver no aqui e no agora pode esperar e o que realmente importa vai encontrar uma maneira de chegar até você.

Crie rotina de prioridades, foque no que você precisa fazer no momento e não no que as circunstâncias ditam que você poderia estar fazendo.

 

Permitir que o passado direcione o futuro.

Erros do passado não servem para justificar erros atuais e nem devem ser repetidos em um ciclo vicioso. Uma coisa é certa: Só erra quem trabalha. Erros acontecem e são cometidos por todos; ao mesmo tempo os erros são oportunidades de aprendizado. A dica é: aprenda com os erros, mas deixe-os partir.

Veja o passado como um treinamento, como um arquivo, jamais permita que ele seja o único a definir suas ações no futuro.

 

Falar das pessoas por trás.

A fofoca é tóxica e destruidora. Quando você faz comentários negativos sobre uma pessoa, sem qualquer atitude ou intenção de melhora, você apenas semeia discórdia. Tudo se torna mais fácil se você procurar esta pessoa e conversar com ela sobre sua conduta.

O tempo é um artigo perecível ao extremo; usa-lo em conversas produtivas é sinal de sabedoria e você obtém mais respeito das pessoas quando não comunga com a hipocrisia.

 

Dizer sim quando você quer dizer não.

Saber dizer não é uma arte e não pega tão mal quanto a gente pensa.

Recusar pedidos de colegas de trabalho, clientes e até mesmo amigos e familiares é algo que pode parecer impossível, mas na verdade não é. A bem da verdade é sinal de amadurecimento, de reconhecer limites e de exercício de assertividade.

Quando dizemos não, podemos sentir certo desconforto por algum tempo; porém quando dizemos sim a algo que não queremos fazer, nos sentimos mal por muito mais tempo.

 

Insistir em pessoas que não fazem diferença em sua vida.

Não invista demasiado tempo e energia em pessoas que não te valorizam, pois elas estão muito bem sem você.

Valorize quem te valoriza e quem faz sentido em sua vida. Sua família, seus amigos e até seus funcionários são pessoas que estão no seu aqui e agora, portanto devem importar para você. Doe para eles um tempo de qualidade, eles são os únicos que merecem.

.

bottom of page