top of page

Você sabia que cerca de 30% da população mundial sofre de depressão? A Depressão, juntamente com a Síndrome do Pânico, é considerada um problema de saúde pública e pode vir a ser considerada o mal do século XXI.

 

Tristeza ou depressão: como distinguir?

A diferença entre depressão e tristeza é a duração e a profundidade. A depressão vai além da tristeza; nos sentimos tristes quando nosso time ou nossa escola perde; nos sentimos tristes quando algo não vai do jeito como gostaríamos. Podemos ficar tristes até mesmo sem um motivo específico, mas após um tempo a própria vida nos convida ou nos faz ir adiante e seguimos o processo natural da recuperação. A depressão é aquela tristeza que não passa. Ela traz consigo a fadiga crônica, problemas do sono, alterações de apetite e a total perda de interesse pela vida.

 

A tristeza e o desânimo decorrentes das perdas como a morte de um ente querido, final de um relacionamento ou perda de emprego tem um período de duração mais ou menos longo de acordo com a capacidade de cada pessoa para superar o luto, mas quando a tristeza não passa podemos estar diante de um quadro depressivo e a ajuda de um profissional se faz necessária. Enquanto algumas pessoas podem precisar de métodos mais fortes como medicamentos e psicoterapia, a maioria pode se prevenir contra a depressão começando com mudanças simples, mas poderosas no estilo de vida. Veja abaixo algumas dicas.

 

Alimentar-se adequadamente.

A maneira como nos sentimos é diretamente afetada pelo que comemos.
Ter disciplina alimentar e comer os alimentos certos pode melhorar o humor e a estabilidade emocional, aguçar a memória e manter a mente jovem.

 

Exercícios.
O exercício é uma ótima maneira de prevenir e tratar a depressão. Estudos mostram que o exercício regular ajuda o corpo a produzir e liberar substâncias que ajudam você a se sentir melhor, melhoram o humor e a atitude perante a vida.

 

Estilo de vida.

Mantenha uma atitude positiva perante a vida. Olhe para os desafios como oportunidades para o seu crescimento, pois a maneira como você encara a vida, a forma como interage com as pessoas, como lida com o trabalho que faz e com as tensões da vida, tem impacto sobre a sua saúde mental.

 

Autoestima e perdão.

Manter (ou resgatar) a autoestima, adotar pensamentos positivos e otimistas, aprender e praticar o perdão são medidas essenciais para conquistar a felicidade e criam condições para que você reaja de forma mais rápida e favorável aos acontecimentos. Quanto maior a sua autoestima, maior é a sua capacidade de perdoar e resistência à depressão.

Isso é papo de Coach!

bottom of page