top of page

Sabe aqueles dias em que tudo dá certo, tudo cabe dentro do tempo e ainda sobra algum? Hoje foi um destes dias para o seu Coach de Relacionamentos. Quando vi a luz da tarde começar a mudar informando que o domingo estava se preparando para virar segunda-feira, fiquei pensando nos sentimentos de satisfação e de insatisfação.

 

A satisfação nos dá sensação de dever cumprido, de saciedade, de que cumprimos nosso papel, mas também me lembrei da ansiedade que a segunda-feira causa nas pessoas e associei esta ansiedade à insatisfação que muitas pessoas têm com o trabalho que realiza e resolvi escrever sobre este tema.

 

Como você se sente quando acorda para trabalhar? Feliz? Motivado? Triste? Desanimado?

Atualmente é muito grande o número de pessoas insatisfeitas com a vida profissional. Mas, a expressão “insatisfeita” é muito genérica e não nos ajuda a identificar qual o real motivo da insatisfação. Quando sentimos insatisfação no trabalho, é comum culparmos a empresa pelo problema. Porém, em alguns casos, a origem do desânimo e das reclamações pode não estar no trabalho em si, mas na maneira como nos relacionamos com o trabalho ou com a própria vida.

 

Atualmente o trabalho ocupa um papel central na vida e no dia-a-dia de muita gente, tornando-se praticamente uma identidade da pessoa. Assim o contentamento ou descontentamento no emprego acaba se confundindo com a satisfação ou insatisfação com a vida. Isto explica porque, nem sempre, a insatisfação se relaciona com o trabalho e sim que o canalizar a reclamação para o trabalho funciona como válvula de escape porque a pessoa está insatisfeita com sua vida de um modo geral e não com o trabalho em si.

 

Se você está insatisfeito, experimente avaliar como a insatisfação tem influenciado sua vida e seus relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho e de que maneira está influenciando sua carreira. Abaixo, algumas perguntas que podem ajudar você a identificar onde está a sua insatisfação.

 

Valores da empresa  X Valores pessoais.

Todos temos valores. Valores são como uma espécie de GPS que orienta nossas atitudes com relação às mais diversas situações.

A empresa também possui valores, e ela existe em função das pessoas que fazem com que esses valores sejam colocados em prática. Analise se estes valores estão alinhados com os seus. Você consegue se ver no que a sua empresa busca para o futuro?

 

Cargos X Responsabilidades

Dentro de qualquer organização, todos têm responsabilidades atreladas ao cargo que ocupam. Muitas vezes essas responsabilidades são claras e bem estabelecidas, outra vezes nem tanto. É grande o número de pessoas que não sabem ou não entendem quais são suas obrigações com relação à posição que ocupam. Vale a pena questionar-se: O cargo que você ocupa hoje é o cargo que você sempre quis ou você simplesmente foi colocado lá e agora precisa se virar para resolver os problemas que aparecem? Se você tem cargo de liderança, você tem uma equipe? Sempre quis ter uma? Ou apenas foi subindo a escala de promoções e acabou sendo obrigado a gerenciar uma equipe? Suas responsabilidades são aquelas que você gosta de ter ou são apenas “ossos do ofício” que você precisa roer?

 

Reconhecimento X Salário

Você gosta do que faz? Suas responsabilidades estão de acordo com o que esperava? Seus valores estão alinhados com os da empresa? Seu salário está dentro das suas expectativas?

 

Ambiente de trabalho

Existem vezes em que ao pedirmos demissão, estamos demitindo nossos chefes e colegas de trabalho de nossas vidas. É fato que estar rodeado de pessoas que drenam nossa energia produtiva com fofocas, intrigas e oscilações de humor pode ser um dos fatores que sejam fonte de insatisfação no trabalho. Sugiro perguntar-se como são as pessoas com as quais você trabalha. Elas drenam a sua energia ou te ajudam a alavancar sua vida dando energia para seguir em frente?

 

Ainda vale a pena questionar-se: Este é o ambiente em que quero trabalhar? Este é o chefe que desejo ter (ou ser)? As minhas competências são valorizadas pela empresa? Minha performance está adequada com as expectativas da empresa?

 

Sejam quais forem as respostas a estas perguntas, desejo que você assuma o papel de protagonista de sua vida e assuma o controle de suas decisões. Espero que estas perguntas ajudem você a encontrar novas respostas e perspectiva à sua vida profissional e como você quer que ela seja daqui para frente.

 

A insatisfação continuada gera diversos problemas de saúde e de relacionamento. Suas reclamações podem ser solucionadas por você? Caso positivo o que você tem feito para soluciona-las? Caso negativo, já encaminhou para quem é responsável por solucionar? O que você pode mudar em você para que minimize seu mal estar?

 

Como você se vê daqui a um ano? Daqui a três anos? O que você planeja para seu futuro?  O futuro começa agora!

 

Isso é papo de Coach!

bottom of page