top of page

Sabe aquela sensação (às vezes a certeza) de que nada vai bem por mais que você tente (ou pensa que tenta) fazer dar certo?

 

Acredite isto não é um privilégio seu; todos nós temos momentos difíceis. Porém algumas pessoas passam por estes momentos driblando o sofrimento enquanto outras se agarram a ele.

 

Qual o segredo para driblar a dor e ainda aprender com ela?

 

#1. As coisas são o que são.

“É a nossa resistência às coisas que causa nosso sofrimento”. Esta frase é atribuída a Buda; independente de Buda ser ou não o autor, ela nos ensina que a causa do sofrimento não está necessariamente na situação vivenciada, mas na nossa resistência em não aceitarmos o que é inevitável ou incontestável.

 

Se você pode mudar alguma coisa, tome uma atitude e mude; se não pode mudar, então restam 2 opções:

 

  • Aceitar e deixar a negatividade para lá.

  • Ficar obcecado com o sofrimento e... sofrer.

 

 #2. Se você acha que tem um problema; então você tem um problema.

Ser feliz ou infeliz depende da perspectiva do observador. Se você encara algo ou alguém como um problema, automaticamente gera pensamentos e emoções negativos em relação àquela pessoa ou situação. Por outro lado se você começar a encara-los como oportunidade de amadurecimento e aprendizado eles podem deixar de ser um problema.

 

#3. A mudança começa em você mesmo.

Você já percebeu que as pessoas cujas vidas são caóticas e estressantes, em sua maioria são caóticas e estressantes por elas mesmas? Isso ocorre porque nosso interior se reflete no exterior. Comece a ter disciplina em sua vida e verá que tudo se organizará como em um passe de mágica.

 

#4. Não existe oportuniade de aprendizagem maior do que falhar.

Elimine a palavra fracasso de seu vocabulário. Todas as pessoas bem sucedidas já falharam um dia. A grande sacada é que eles não pararam por conta do fracasso. Aprenda com suas falhas e faça sempre melhor nas próximas vezes.

 

#5. Se algo não acontece como planejado, significa que o que aconteceu era a única coisa que poderia ter acontecido.

Isso é bem difícil de acreditar, mas é a mais pura verdade. Tenha fé de que tudo acontece exatamente do jeito que tem que acontecer. Se algo não saiu do jeito que você esperava, releia os números #1 e #4 acima.

 

#6. Deixe o desejo de lado.

Não conecte felicidade à satisfação de desejos (releia os números #1, #4 e #5). Tenha em mente que você será feliz independente de conseguir algo ou não, pois a felicidade é o caminho e não o fim.

 

Sabe aquela sensação de que a preparação da festa é melhor do que a festa em si? Quando você fica dependente de que algo aconteça para ser feliz e aquele algo não acontece, sua emoção despenca para o lado negativo e você perde o melhor da festa.

 

#7. Você não é uma vítima.

Experimente parar de ver tudo apenas pelo seu ponto de vista. Assuma a responsabilidade pelos seus atos e pare de pensar que as pessoas tramam contra você; você pode estar apenas recebendo o retorno dos próprios pensamentos, palavras e ações. Abandone a mentalidade de vítima e torne-se um vitorioso.

 

#8. Tudo passa.

Está em uma situação ruim? Isso também vai passar!

Quando estamos em uma situação ruim, tendemos a pensar que nada vai mudar e que não há nenhuma maneira de resolver os problemas, mas uma hora tudo muda. Nada é permanente, exceto a morte.

 

Elimine o hábito de pensar que as coisas sempre dão errado para você. Você precisa agir para que as coisas mudem (releia #2 #3 #6 e #7).

 

Coaching com  pipoca: ver o filme A PROVA DE FOGO (Título em inglês é Fireproof).

bottom of page