top of page

Hoje seu Coach de Relacionamentos quer falar sobre os relacionamentos desgastados.

 

Sabe aquele relacionamento morno, sem emoção onde a comunicação se resume aos assuntos da rotina doméstica e na hora da intimidade (quando acontece) os parceiros já sabem de cór tudo o que vai acontecer?

 

Pois é, a rotina é a pior coisa que pode acontecer a um relacionamento. A rotina nos faz desenvolver a sensação enganosa de posse e passamos a acreditar que o parceiro nos pertence. O sentimento de posse nos faz julgar como garantida a presença da pessoa em nossa vida e passamos a nivelar a qualidade do relacionamento por baixo acostumando-se com os maus humores, com as ausências, com a falta de atenção e são por estas brechas que se infiltram a insatisfação e a estagnação do relacionamento.

 

Em todo relacionamento existe uma espécie de contrato invisível entre os parceiros. Este contrato é construído ao longo do relacionamento nas várias negociações, silêncios, crises, ausências, consentimentos, nas imperceptíveis, mas potentes agressões verbais ou morais que vão moldando e definindo o que pode e o que não pode na relação. Funciona como um roteiro, um norteador da vida do casal. Este contrato aborda todos os assuntos tabus do casal e determina o que pode e o que não pode ser dito, o comportamento e as expectativas de um parceiro em relação ao outro. O detalhe importante é que este contrato está calcado no que não é falado, nos assuntos que o casal evita tocar; é por isto que chamamos de contrato invisível.

 

Como o contrato é invisível, cada um assume que o outro conheça as regras e saiba o que é importante para ele e coloca suas expectativas de felicidade em algo não verbalizado e de interpretação pessoal. Cada um espera que o outro corresponda ao que imagina ser óbvio, mas que nunca foi verbalizado com clareza e por isto não é compreendido por ambas as partes da mesma maneira e o que ocorre na maioria das vezes é a decepção.

 

A insatisfação vem com a quebra do contrato invisível por uma ou ambas as partes. Se o casal não abrir espaço para conversar e tornar claras as regras do contrato invisível, ambos sentir-se-ão frustrados em seu projeto de relacionamento e um ou ambos tenderão a buscar apoio em outro parceiro na tentativa de encontrar fora do relacionamento o que o outro não supriu.

 

A infidelidade pode ser uma consequência de um descompasso afetivo entre o casal. O descompasso afetivo ocorre quando um ou mais dos três pilares que sustentam o relacionamento se enfraquece. Estes pilares do relacionamento são: o prazer, a expectativa e a conveniência. Quando falta um dos pilares, o relacionamento não se sustenta e aí um dos outros tenta substituir o pilar faltante, mas este é um recurso com prazo de validade, pois o cansaço vai se faz presente e com ele chega também a frustração e a crise se instala.

 

O prazer não se resume ao sexo. Se estende ao prazer da companhia, do gostar de estar junto mesmo em silêncio, da ansiedade de querer estar perto, ouvir a voz. Sentir falta e sentir-se bem junto daquela pessoa.

A expectativa é a noção do que esperamos daquele relacionamento ou se não esperamos nada. Queremos nos casar? Queremos apenas ficar juntos? O que queremos construir? Queremos construir algo?  Seja o que for, a expectativa tem que estar clara para as duas pessoas.

A conveniência está ligada à disponibilidade e ao interesse. O quanto me interessa estar com esta pessoa? Estou disponível? A outra pessoa está disponível? Horários combinam ou é preciso fazer contas na agenda e nós nas horas? Estou ferindo alguma norma com este relacionamento?

Em alguns relacionamentos existe prazer e conveniência, mas nenhuma expectativa; em outros existe expectativa e prazer, mas não tem nenhuma conveniência e há ainda os que têm expectativa e conveniência, mas não têm prazer. São relacionamentos capengas que se arrastam deixando marcas e ceifando humor e saúde. É claro que existe também o melhor dos mundos; o relacionamento onde há prazer, expectativa e conveniência e aí quando estes três pilares se fazem presentes temos aquilo que chamamos amor.

 

Se o seu relacionamento está desgastado está na hora de enxergar qual dos pilares está enfraquecido e pode ser o momento ideal para você e seu parceiro deixarem claro o que esperam, o que não toleram e o que desejam um do outro. Ter ou não ter filhos (se for o caso), relação com familiares, sair ou não sair com amigos, ter liberdade para sair sozinho, forma de usar o dinheiro, divisão de despesas, relacionamento com ex-companheiros, privacidade, sensualidade e vários outros aspectos entram nesta negociação. Torne claras as regras do seu contrato invisível e dê uma injeção de saúde no seu relacionamento.

bottom of page