top of page

Você que tem recebido estes posts sobre Coaching, já entendeu o que é o Coaching?

 

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia ou autoajuda. Isto se dá pelo fato do Coaching ser um método relativamente novo no Brasil. Como Coach posso afirmar que o processo de Coach não é terapia, mas é extremamente terapêutico e, diverso da autoajuda, o Coaching prevê a atuação de um profissional qualificado para motivar e conduzir o cliente para alcançar o seu objetivo.

 

Imagine um método que ajude você a alcançar suas metas por exemplo: gestão de tarefas, administração das finanças, emagrecer, superar pensamentos limitantes, equilíbrio emocional, melhorar a comunicação e os relacionamentos, aprender um idioma, mudar de carreira. Estes são apenas alguns exemplos de como o Coaching pode mudar a sua vida.

 

O Coaching tem foco no futuro, é um método para acelerar e alcançar resultados. O profissional chamado Coach utiliza métodos e ferramentas que contribuem para potencializar o desempenho pessoal e profissional do Coachee; assim chamamos a pessoa que passa pelo processo de Coaching.

 

O segredo da eficácia do Coaching é que ele promove, sem sombra de dúvida, o autoconhecimento. A partir do momento em que a pessoa se conhece (e se reconhece) toda a sua visão muda e ela enxerga com clareza o que precisa fazer para alcançar seu objetivo seja este objetivo na área pessoal ou profissional.  O autoconhecimento lança luz naquilo que sempre esteve ali e que só descobrimos com a utilização das técnicas que o Coach aplica a cada sessão.

 

Benefícios promovidos pelo Coaching:

 

A nível individual:

- Maior controle sobre sua vida;

- Os objetivos de vida tornam-se mais claros

- Reconhecimento dos valores e consequente vida em harmonia com eles

- Melhores resultados na vida profissionalmente

- Vida mais feliz e satisfatória.

- Identificar obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais

- Superar o medo, ansiedade e as crenças limitantes

- Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores

- Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo

- Melhorar os relacionamentos e a comunicação.

 

A nível da organização (quando o Coaching visa a vida profissional):

- É uma ferramenta moderna com o melhor custo-benefício dado os resultados alcançados;

- É um investimento que produz um alto desempenho nos negócios;

- Desenvolve competências de maneira eficaz

- Contribui para a cultura organizacional

- Melhora significativamente o trabalho em equipe.

 

Mas cuidado! É preciso estar atento ao contratar um Coach. Mesmo sendo um processo que traz inúmeras vantagens e benefícios, tem limitações como qualquer outro processo. Como falei acima o Coaching, apesar de ser terapêutico e promover a autoestima e o autoconhecimento, não é terapia e o profissional Coach precisa saber identificar o limite de sua atuação bem como reconhecer se o seu caso é para ser tratado em um processo de Coaching ou em terapia, por isto esteja atento à experiência e à formação do profissional.

 

Se você quer melhorar sua performance profissional, se você quer superar suas limitações; se você quer promover qualidade em sua vida, faça Coaching. É uma experiência que todos precisam conhecer.

bottom of page