top of page

Quero hoje falar com você sobre a felicidade.

 

Podemos definir a felicidade?

A felicidade estaria ligada ao destino e à sorte?

Seria possuir bens materiais, ter estabilidade financeira e poder realizar nossos desejos?

Você se sente realizado com sua vida?

A felicidade seria algo não material e ligado à experiências internas e emoções?

Estaria relacionada à autoimagem?

Ao se olhar no espelho você gosta do que vê?

Você é feliz?

 

O conceito de felicidade muda de pessoa para pessoa e é fato que o ser humano raramente está plenamente satisfeito consigo ou com sua vida. Quanto mais temos, mais queremos e este ciclo nunca se encerra. Estudos demonstram que a felicidade não está na coisa conquistada, mas no processo da conquista. Sabe aquela história do preparativo da festa ser melhor do que a festa em si? É por isto que quando alcançamos aquilo pelo qual lutamos, logo desejamos ter algo mais.

Não importa se o seu conceito de felicidade a define como conquistas materiais, coletivas, individuais, espirituais, emocionais e etc. “A felicidade é fruto da felicidade que se semeia” (desconheço o autor desta frase, mas concordo com ele); seja qual for a ideia que você tem do que seja a felicidade, gostaria de dividir com você algumas dicas que o processo de Coaching fornece sobre este assunto e assim ficar mais claro o caminho para chegar lá:


1) Tenha um plano.

Você tem metas definidas de vida? Quais serão suas conquistas daqui a 5, 10 ou quem sabe 20 anos? Defina e visualize aquilo que vai proporcionar felicidade ao ser alcançado e vá na direção que te leva até lá.


2) Desenvolva sua capacidade de comunicação.

Bons resultados estão diretamente ligados à habilidade de comunicação. Defina claramente quem você é, o que quer e o que você pode oferecer.


3) Controle dos estados emocionais.

É fácil entender a influência que as emoções exercem sobre nossos comportamentos. Um pouco mais complexo é ter controle sobre as emoções. Você sabe se controlar de modo a acessar estados emocionais assertivos e fortalecedores?


4) Reinvente-se.

Ninguém pode limitar suas realizações e conquistas, a não ser você mesmo. O que o impede de conquistar seus sonhos? Esteja aberto para analisar-se o tempo todo, esteja aberto à mudanças.


Na busca da felicidade, vale a pena também:


Superar culpas. Perdoar a si e aos outros libera espaço no coração para sentimentos e estados de espírito felizes


Eliminar o desânimo. O cansaço acaba depois do descanso; o desânimo enfraquece a vontade. Perceba a diferença.


Descansar somente o necessário. O tempo do descanso é o exato tempo de refazer a energia ou de cumprir prazos. Descanso além do necessário é procrastinação.


Gostar do que faz. Ter prazer na atividade que se realiza já é desfrutar da felicidade que se busca.


Desenvolver o otimismo. Acredite que vai dar certo e influencie as pessoas com seu otimismo.


Entenda que a felicidade não é fruto da sorte ou do destino; ela é uma conquista do esforço permanente pela melhoria de si mesmo.

 

Felicidade é a soma das ações positivas que tomamos para conosco e para com os outros; sendo, portanto, uma questão de merecimento.

 

 

 

bottom of page