top of page

Esta semana reli as postagens anteriores e o tema carisma da postagem passada permaneceu comigo. Fiquei pensando no efeito do carisma nas figuras de autoridade que passam por nossa vida. É praticamente impossível que uma figura de autoridade não deixe em nós qualquer mensagem, marca ou ensinamento pequenos que sejam. Fiquei pensando em meus pais, nos professores com os quais convivi, sacerdotes, tios, avó, supervisores, patrões, monitores escolares, enfim; fiquei pensando nas influências que me marcaram e como as venho traduzindo nas minhas atitudes e como posso estar influenciando as pessoas que lidero e, de uma maneira geral, aquelas com as quais convivo.

 

A pergunta que me fiz esta semana foi:  

Um pouco de carisma daria um upgrade na sua forma de liderar e de se relacionar?

 

Definitivamente sim! Não quero discursar sobre os diversos tipos de liderança e nem qual é o melhor. Não adianta forçarmos ser o que não somos; cada líder precisa reconhecer o seu próprio estilo e fazer com ele o melhor que puder para guiar sua equipe (família, grupo religioso, alunos, etc). Quero falar com você sobre um atributo que, quando se faz presente, faz qualquer líder brilhar independente do seu estilo de liderança. Estou falando do carisma.

 

A definição formal da palavra carisma é a de “capacidade ou habilidade de uma pessoa despertar admiração e fascinar todos que estão ao seu redor”; na Grécia antiga charisma era como eles chamavam uma graça divina ou um dom inato. A pessoa carismática o é de forma espontânea; ela não precisa de estratégias ou de ficar provando para o mundo que ela o é. Existem pessoas que naturalmente são carismáticas, porém como qualquer outra característica, o carisma pode ser desenvolvido e no caso das pessoas que ocupam posições de liderança, se o carisma não é inato, indubitavelmente desenvolve-lo vai facilitar enormemente o desenvolver de sua função.

 

O líder que tem carisma provoca reações positivas de seus colaboradores. A pessoa carismática é inspiradora, fascinante e consegue fazer com que todos que tenham contato com ela fiquem dispostos a segui-la. Certamente você deve conhecer ou ter conhecido alguém assim. As personalidades carismáticas, líderes ou não, apresentam características comuns, que com foco e boa vontade qualquer pessoa que se empenhe pode desenvolvê-las:

 

Empatia:

É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quem é empático tem a habilidade de perceber como a outra pessoa se sente a partir do ponto de vista dela, quem age assim demonstra valorizar o outro e isto faz com que os liderados por pessoas empáticas se sintam importantes angariando assim alianças que a simples posição de autoridade não consegue angariar.

 

Comunicação interpessoal:

Pessoas carismáticas comunicam-se de forma clara, sem rodeios e isto gera a empatia de quem os ouve, ou seja, o carismático é transparente e com isto consegue fazer com que as pessoas com as quais lidam vejam as coisas a partir do seu ponto de vista. A comunicação sincera e objetiva poupa tempo e stress. Promovendo a empatia as palavras do líder são mais valorizadas.

 

Despertar admiração:

A pessoa bem quista desperta admiração e isto faz com que as pessoas queiram seguir os seus passos. Um líder carismático e bem sucedido influencia os membros da equipe (família, grupo religioso, alunos, etc)  a evoluir sempre.

 

Inspirar confiança:

Quem tem carisma naturalmente conquista a confiança das pessoas. O líder carismático demonstra para a sua equipe que o que ele espera que elas façam é possível de ser feito e que, sob sua orientação, podem alcançar os objetivos estabelecidos.

 

Estas são apenas algumas das características que as pessoas carismáticas possuem. O carisma não é condição primordial para ser líder, mas com certeza um líder carismático tem mais condições de obter o melhor de sua equipe(família, grupo religioso, alunos, etc).

 

Você conhece líderes carismáticos?

Seu líder é carismático?

Depois de ler esta postagem você se considera uma pessoa (e um líder) carismático?

 

Boa reflexão!

 

Abraços.

bottom of page