top of page

Orgulho - substantivo masculino

1.sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra, admiração pelo próprio mérito.

2.sentimento egoísta, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.

 

Esta semana fiz uma pesquisa sobre o orgulho e especialmente sobre a segunda definição utilizada acima. Achei interessante observar como este sentimento sorrateiramente se infiltra em outros sentimentos podendo nos levar a atitudes nada assertivas. Vejamos abaixo:

 

Melindre é o orgulho na mágoa. Precisamos desenvolver a coragem para sermos criticados e encontrar na crítica oportunidade de melhora.


Presunção é o orgulho no saber. Sempre temos algo a aprender e qualquer pessoa tem algo a nos ensinar. Tomemos por princípio que toda opinião deve ser escutada com o desejo de aprender.

 

Preconceito é o orgulho nas concepções. Que tal desenvolvermos o hábito de efetuar análises imparciais e o respeito às diferenças?

 

Indiferença é o orgulho na sensibilidade. Colocarmo-nos no lugar do outro é exercício de respeito à história, sucessos e insucessos alheios.


Desprezo é o orgulho no entendimento. Tudo tem um significado e todas as pessoas têm valor, mesmo que no momento não compreendamos.

 

Egoísmo é o orgulho centrado no eu. Eduquemo-nos a observar e a relacionarmo-nos de forma sadia com o mundo e as pessoas à nossa volta.


Vaidade é o orgulho do que se imagina ser. Procuremos conhecer a nós mesmos e ter coragem para aceitarmo-nos exatamente como somos, fazendo o melhor que pudermos na melhoria pessoal.


Inveja é o orgulho diante das vitórias alheias. A inveja não admite que o outro tenha aquilo que não temos. Para extirpar este sentimento pernicioso é preciso inicialmente reconhecê-lo e depois enfrenta-lo com dignidade e humildade.


A falsa modéstia é orgulho da “humildade artificial”. “Menos é mais”, ser chic é ser simples e descomplicado. Pense nisto se realmente quiser impressionar positivamente.


A prepotência é o orgulho de poder. O poder é temporário, o saber nos acompanha onde formos. Transforme prepotência em autoconhecimento.


Existem várias outras formas mascaradas do orgulho e nosso post é pequeno para enumerar todas, mas acredito que a ideia central foi transmitida. Sugiro aplicar as observações acima na vida pessoal e na profissional e acredito que uma faxina emocional acontecerá.

 

É preciso coragem para ser humilde. Ser humilde é tirar as capas de orgulho sob as quais nos escondemos.

bottom of page