top of page

O tema de hoje é o uso das redes sociais. Através delas reencontramos colegas de escola, amigos de infância, parentes distantes e assim ficamos mais próximos pelo menos virtualmente. Entretanto esta mesma facilidade, quando mal utilizada, pode prejudicar muitas pessoas profissionalmente. Se usamos a internet para fazer pesquisas, conversar com pessoas do mundo inteiro, assistir filmes, ouvir músicas, e várias outras atividades, por que não usá-la para beneficiarmo-nos profissionalmente?

 

O fato é que todos sabem como acessar uma rede social, mas nem todos sabem como se comportar no mundo virtual. Isto ocorre porque estar do lado de cá da tela do computador dá uma falsa sensação de proteção e tendemos a expressar (e postar) coisas que talvez pensássemos duas vezes antes de nos expressar em público.

 

Com a expansão do uso das redes sociais, o limite entre a vida privada e a vida pública (nela incluímos a vida profissional) ficou muito tênue e elas acabam se misturando. Em nossos contatos podem estar amigos, parentes, amigos de amigos, chefes, colegas de trabalho, subordinados, fornecedores, clientes, e até pessoas que nunca vimos, mas acabamos adicionando dependendo do interesse. É justamente aqui que corremos o risco do prejuízo à imagem, por exemplo, sabe aquelas frases tipo “Odeio segunda-feira”? Elas talvez façam sucesso entre alguns amigos e parentes, mas não terão a menor graça para seu chefe, diretor, supervisor ou cliente. A partir de hoje peço que pensem duas vezes antes de compartilhar qualquer imagem que possa traduzir a sua imagem como preguiçoso ou indisciplinado e que deixe isso para os adolescentes cuja idade ainda permite este comportamento.

 

Procuremos zelar pela imagem de como queremos ser vistos e lembrados. Pessoas que tornam público tudo o que fazem na rotina pessoal sem poupar detalhes para os seguidores do seu perfil, entre eles pessoas com as quais não têm um mínimo de intimidade, é no mínimo estranho. A construção de uma boa imagem leva tempo e por vezes um pequeno deslize coloca por terra anos de dedicação, por isto meu segundo pedido: cuidado com os palavrões e mais cuidado ainda com os erros de português!

 

Pense bem antes de postar uma crítica. Antes de usar a rede social para criticar sua empresa, um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa, pense na repercussão que isto pode causar. Não use as redes sociais para expressar coisas que podem ser resolvidas pessoalmente com as pessoas interessadas. O alcance de algo postado na internet pode ser maior do que o que se espera e o resultado pode não ser positivo.

 

Defina qual é o seu objetivo ao utilizar uma rede social e preserve sua intimidade. Esteja ciente de que ao utilizar uma rede social muitas pessoas podem ter acesso a alguns conteúdos seus. Ter isto em mente ajuda a pensar qual o resultado esperamos atingir com nossas postagens. Ter bom senso nas publicações, tomar o cuidado de restringir a um grupo específico as fotos de festas ou encontros mais íntimos é uma boa forma de preservar sua intimidade.

 

Para o seu perfil, opte por uma foto neutra ou pelo menos mais profissional. A página inicial de nosso perfil é acessível a todos em qualquer rede social, por isso nossa sugestão é optar por uma foto neutra nesta que pode ser considerada a sua página de propaganda pessoal. Uma foto neutra nem sempre significa aquela feita por fotógrafos profissionais, mas a que transmite uma imagem que não deixe margem para interpretações equivocadas a seu respeito. Descarte fotos em trajes de banho, com copos de bebida (mesmo refrigerante), fazendo caretas ou sinais; deixe estas para os conteúdos privados do seu perfil. A dica é: procure colocar uma foto que você não se sentiria desconfortável se seu chefe pudesse ver.

 

Como em qualquer ambiente coletivo, virtual ou não, precisamos estar cientes do nosso real propósito de ali estar e estabelecer postura em congruência com o que queremos conquistar. Um mínimo de zelo pela imagem é requisito básico antes de se aventurar pelas redes sociais. Lembre-se de que uma boa imagem é construída dia a dia por cada um de nossos gestos e atitudes.

 

O ditado diz que “paredes têm ouvidos”, o que podemos dizer das redes sociais? Portanto, cuidado com aquilo que você torna público! No mais, aproveite as vantagens das redes sociais e faça a diferença!

bottom of page