top of page

Olá pessoal,

 

Nesta segunda semana de maio continuo pensando no dia do trabalho. Hoje nosso tema é o comprometimento.

 

Comprometimento está relacionado a compromisso. Entretanto você pode assumir um compromisso e não necessariamente estar (ou ser) comprometido com ele. Enquanto o compromisso é uma responsabilidade assumida, o comprometimento vai além da responsabilidade, pois envolve motivação e o indivíduo motivado busca a excelência no cumprimento de seu compromisso.

 

Penso na qualidade dos serviços prestados hoje em dia, penso em como podemos perceber quando uma pessoa é comprometida com o trabalho que executa, o comprometimento faz toda a diferença. Enquanto que o funcionário comprometido é leal, engajado e faz tudo pelo sucesso da empresa, o funcionário que não é comprometido trabalha apenas para receber o salário no final do mês e sua postura é:  “já faço muito pelo que ganho.” Não raro são pessoas insatisfeitas pessoal e profissionalmente que sempre emitem críticas, mas nunca apresentam soluções. 

 

É comum encontrarmos funcionários fazendo apenas o necessário, porém quando observamos o passado na época da sua contratação, notamos que naquele momento buscavam realizar um pouco mais, porém por diversos motivos e situações, no decorrer dos anos, o envolvimento mudou,  a vontade de pertencer à organização diminuiu dando claros sinais de desmotivação.

 

Independente do tipo de comprometimento que se tenha estabelecido, vale lembrar que o comprometimento não existe sem motivação. É por isto que os líderes precisam a todo o momento criar condições que motivem os colaboradores de forma a manter o comprometimento. Profissionais comprometidos são profissionais engajados; dedicam-se mais, produzem mais e com maior qualidade. O comprometimento é o segredo do sucesso das organizações, porque o maior bem de uma organização são as pessoas.

 

O comprometimento organizacional é um forte vínculo entre a empresa e o funcionário. Este vínculo se estabelece através das metas, objetivos e valores de ambas as partes. Comprometimento e responsabilidade andam lado a lado.

 

Ao nos comprometermos com algo ou com alguém firmamos também um compromisso com nós mesmos, com nossos valores, com nossa missão de vida. Se por alguma razão nossa motivação diminuiu, é hora de analisar se o compromisso assumido permanece fazendo sentido para nós se atende nossas expectativas ou se está ferindo nossos valores.

 

Seja sincero e comprometa-se apenas com o que pode cumprir; caso não possa busque entender os motivos que levam à falta de comprometimento. Procure ser comprometido também com sua família, sua comunidade, seus amigos e consigo.

bottom of page