top of page

Shit Happens!

 

Esta é uma expressão informal (dependendo do contexto vulgar) que os americanos usam diante de acontecimentos inesperados e desagradáveis sobre os quais não exercemos controle. A expressão correlata em francês, C'est la vie,  é menos vulgar, mas nem sempre expressa tão veementemente o que queremos dizer quando falamos que shit happens (literalmente em português merda acontece). Em uma linguagem mais amena pode ser traduzida como: Coisas ruins acontecem ou o mais recente "deu ruim".

 

Shit Happens quando perdemos a condução, quando perdemos o prazo, quando somos pegos em flagrante, quando o voo é cancelado, quando nosso time perde, quando não passamos naquela prova, perdemos aquela promoção, quando o relacionamento acaba, quando os preços sobem, quando aquela pessoa que queremos evitar nos encontra ... acho que deu para você entender quando shit happens.

 

Shit Happens sinaliza que algo deu errado e, independente de ser por nossa culpa, precisamos saber lidar com a situação. É um chamado à aceitação do fato, porém é também um chamado à ação, mesmo que a ação seja o nada fazer pelo menos por enquanto, afinal existem desafios cuja solução não vem a curto prazo e nem sempre é a solução que gostaríamos. Shit happens vem, não raro, acompanhado pelo sentimento de frustração. Nesta vida ninguém está imune às frustrações e, observando friamente, sabendo lidar com elas, as frustrações funcionam como verdadeiras alavancas de nosso amadurecimento quando aprendemos com elas e damos a volta por cima.

 

Seja no trabalho, no casamento, no namoro, com os parentes e amigos, é inevitável não se deparar com a frustração em alguns momentos da vida. Sabe aquelas horas em você espera ouvir um "sim" e recebe um redondo "não"? Nesta hora reagimos com desânimo, tristeza ou raiva ou ainda intercalamos estes três sentimentos durante o natural processo de luto, pois a frustração vem das expectativas não realizadas. O processo de luto devidamente vivido nos ensina que ficar bem é uma questão de decisão. Sempre nos depararemos com situações desagradáveis ao longo da vida, porém uma coisa é sofrer a dor e outra é lidar com ela. Nas duas situações sentimos dor, com a diferença de que na primeira nos agarramos a ela e na segunda buscamos opções de minimiza-la ou de destruí-la.

 

Shit Happens desenvolve a nossa resiliência. Resiliência é a capacidade que algumas pessoas têm de se refazerem após passarem por situações de stress ou frustração. Estas pessoas apresentam as seguintes características:

- Não aceitam o papel de vítimas.

- São positivas; desejam o bem para si e para os outros e buscam soluções.

- Têm jogo de cintura, são flexíveis, sabem recuar, negociam com a vida e com as pessoas buscando sempre as melhores opções.

- Autoestima; sabem o valor que têm, sabem se defender daqueles que tentam fazê-las sentirem-se menores do que realmente são.

- Têm ou buscam ter energia para ficarem bem.

- Bom humor

 

Shit happens mas sempre nos ensina alguma coisa. Ninguém quer ou gosta quando shit happens, mas shit happens de vez em quando. Por isto, na próxima vez em que shit happens com você busque dar novo significado ao desafio que se apresenta perguntando qual parte sua vai se fortalecer quando você der a volta por cima.

bottom of page