top of page

Voltando ao tema hábito, vamos falar sobre os hábitos das pessoas inteligentes emocionalmente?

 

Inteligência emocional é um termo criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman. Resumidamente podemos dizer que uma pessoa emocionalmente inteligente consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

 

As pessoas com inteligência emocional sobressaem positivamente em qualquer ambiente onde travem relacionamentos. Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, cada vez mais a inteligência emocional é vista como um fator importante para o sucesso e felicidade.

 

O que define uma pessoa como emocionalmente inteligente? Vejamos alguns dos seus hábitos:

 

#1. Foco no positivo.

Elas não ignoram as más notícias, mas de forma natural optam por não gastar tempo e energia focando nos problemas e olham para o que é positivo em uma situação buscando soluções para as dificuldades. Não se trata de ”tapar o sol com a peneira” ou de ignorar o problemas; essas pessoas se concentram naquilo que são capazes de fazer e naquilo que pode dar certo.

 

#2. Cercar-se de pessoas positivas.

As pessoas negativas, que só reclamam sem trazer soluções, que só veem o lado ruim das coisas são sugadores de energia. As pessoas emocionalmente inteligentes não gastam tempo ouvindo ou alimentando queixas e tendem a evitar as pessoas negativas. Elas buscam a companhia de pessoas positivas que olham o lado bom da vida sem perder o foco na solução criativa dos problemas.

 

#3. Estabelecer limites quando necessário.

Eles podem parecer ingênuos, pois têm natureza amigável e sorriem com frequência; entretanto estabelecem limites mantendo-se firmes ao mesmo tempo em que demonstram cordialidade e consideração. Em situações de conflito pensam antes de falar e dão tempo de se acalmarem.

 

#4. Eles pensam no futuro, não no passado.

Os emocionalmente inteligentes ocupam-se com as possibilidades do futuro e não gastam tempo e energia lamentando demasiadamente o que não deu certo no passado. O fracasso para eles tem outro nome: aprendizado.

 

#5. Procurar maneiras de tornar a vida mais interessante.

Eles sabem o que os faz feliz e buscam trazer estas situações e ações para o dia-a-dia. Recebem com prazer a felicidade dos outros e fazem de tudo para alegrar o dia de alguém.

 

#6. Escolher a maneira de gastar energia com sabedoria.

Sentem raiva como qualquer outro ser humano, mas são capazes de passar por conflitos sem ficarem agarrados a eles. Não seguram a raiva para evitar problemas, mas para criar uma consciência de como não permitir que as coisas se repitam.

 

#7. Aprender continuamente.

Estão sempre dispostos a aprender. Sempre se reconhecem em aprendizado e aprendem com cada pessoa com as quais se relacionam. Desta forma estão sempre reunindo novas informações e desenvolvendo confiança em si mesmos capacitando-se para melhores tomadas de decisões.

 

Coaching com pipoca:  Assistir ao filme O Discurso do Rei. Campeão do Oscar de 2011.

bottom of page