top of page

Seja sincero:

 

Você se lembra da última vez em que sentiu ou demonstrou gratidão?

Você tem o hábito de agradecer pelo descanso noturno assim que desperta?

Você consegue fazer uma lista com o nome das pessoas (ou situações) pelas quais você é grato?

Quantas pessoas têm nesta lista?

Você já verbalizou ou demonstrou esta gratidão para elas?

Você sabia que as pessoas que têm o hábito da gratidão são mais felizes?

 

Pesquisas efetuadas sobre o efeito da gratidão demonstram que a habilidade de senti-la e de expressa-la tem efeitos sensíveis na saúde emocional. Pessoas que vivem e demonstram a gratidão são mais felizes porque valorizam o que têm ao invés de ficarem ansiosas ou frustradas pelo que não têm e isto abre caminho para a criação de relacionamentos mais saudáveis.

 

Você pode contra argumentar: E as pessoas que não têm pelo que agradecer? Como fazem as pessoas cuja vida é um desastre físico, econômico e emocional? Acredito ser muito difícil existir uma pessoa que não tenha pelo que agradecer. Se uma pessoa tem insatisfação em todas as áreas da vida, talvez o problema esteja na própria pessoa e não na vida.

 

Convido você e estas pessoas a fazerem uma lista. Sugiro que parem para pensar e comecem a enumerar as coisas e pessoas pelas quais podem ser gratos. Você irá se surpreender com a lista que pode criar. A gratidão é um exercício, por isto comece pelo simples: família, amigos, trabalho, lar, saúde, suas habilidades e talentos, busque pelas coisas positivas em sua vida. Ver o lado positivo das situações é uma questão de escolha, por exemplo; você pode escolher viver reclamando do seu trabalho ou pode ser grato por não estar na fila dos desempregados. Se o seu trabalho não o satisfaz plenamente comece a perguntar-se o que você pode fazer para modificar isto e modifique!

 

Existe diferença entre ser grato e ser acomodado. A pessoa grata reconhece os aspectos positivos de sua vida, mas não se acomoda quando sabe que pode crescer e usa a gratidão como alavanca do progresso, pois a gratidão atrai a prosperidade.

 

Falei no início do nosso papo de Coach de hoje que a gratidão propicia relacionamentos saudáveis; no parágrafo acima afirmei que a gratidão atrai a prosperidade. Agora pense no seu ciclo de amizades. Também são pessoas gratas e felizes ou têm dificuldades para se sintonizar com estes sentimentos? Reflita sobre a sua resposta, o que você conclui?

 

Gostaria de finalizar o papo de Coach com dicas para você praticar a gratidão, mas lembre-se de que não adianta seguir as dicas de forma mecânica, você precisa ser sincero em seu sentimento de gratidão.

 

- O sorriso é uma forma de gratidão. Procure adicionar este ingrediente quando pronunciar “Obrigado” ou “Grato”.

 

- Liste as pequenas coisas pelas quais você é grato, pois a gratidão começa pelas coisas simples: banho quente, comida na mesa, cama para dormir, etc.

- Elogie pelo menos uma vez ao dia. Eleja alguém que mereça ser elogiado e o faça de maneira sincera, sem rodeios ou exageros.

 

- Quando alguém elogiar você, agradeça.

 

- Não se permita influenciar pelo mau humor dos outros. Busque devolver a grosseria e a impaciência com o melhor da educação que há em você. O mau humor quando não encontra eco tende a arrefecer.

bottom of page